segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

DEPRESSÃO – “A PRAGA DO SÉCULO XXI”


O QUE É DEPRESSÃO?
A depressão é um transtorno mental que altera o humor e provoca uma persistente sensação de tristeza e perda de interesse pelas coisas do dia a dia.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE DEPRESSÃO?
A depressão pode ser leve, moderada ou grave. Alguns tipos mais comuns é o que veremos a seguir:

  • ·         “Depressão maior ou grave

Se manifesta de uma forma mais intensa e normalmente por um período maior do que seis meses. É um dos tipos mais graves. Geralmente tem relação com herança genética. 
  • ·         Distimia

É considerada mais leve ou de baixo grau. O paciente sofre, mas em uma intensidade menor. Por outro lado, a duração mínima é de dois anos. Nesse caso, a pessoa que sofre da depressão muitas vezes é rotulada como mal humorada ou pessimista, dificultando o diagnóstico.
  • ·         Sazonal

 Quem sofre desse tipo de depressão normalmente tem períodos de tristeza no inverno, quando os dias são mais curtos e com menos sol. É mais comum em países mais frios e com pouca incidência da luz solar.
  • ·         Bipolar

Presente no Transtorno Bipolar e se caracteriza pela mudança de humor, variando entre uma tristeza profunda e episódios de euforia. A dificuldade no diagnóstico se dá exatamente pela mudança brusca de humor.
  • ·         Pós-parto

Como sugere o nome, acontece após a mulher dar a luz ao filho. Em alguns casos, ela se manifesta ainda na gravidez. É bastante específica e a causa é hormonal. Ou seja, durante a gravidez, o corpo produz altas doses de hormônio. Porém, depois do parto, a produção cai repentinamente. E é esse desequilíbrio que pode ocasionar o quadro de depressão.
Entre os sintomas, a mãe acaba até sentindo rejeição ao bebê. 
  • ·         Reativa

Nesse caso, a depressão é desencadeada por um acontecimento específico. Ou seja, ela surge após um evento traumático ou estressante. Quem já possui uma predisposição à doença, é como se o acontecimento funcionasse como um gatilho para a depressão.
  • ·         Atípica

Quem sofre desse tipo de depressão pode ter picos de humor temporários, como reação a um acontecimento positivo. Porém, a pessoa logo volta ao quadro anterior. Justamente por causa dessa reação a boas notícias, existe uma dificuldade maior em identificar a depressão.
  • ·         Psicótica

Além dos sintomas normais da depressão, o paciente também passa a apresentar transtornos psicóticos, ou seja, alucinações auditivas e visuais e até delírios, passando a ter uma visão distorcida do mundo. Esse é um tipo de depressão grave, porém, são raros os casos.”(SIAH – Sociedade InterAmericana de Hipnose)

VAMOS DEIXAR CLARO UMA COISA: DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA!
SE VOCÊ CONHECE ALGUÉM NESSA SITUAÇÃO, PROCURE AJUDAR E NÃO JULGAR OU CRITICAR, AFINAL É UMA DOENÇA COMO QUALQUER OUTRA E PODE LEVAR A MORTE, POIS É FREQUENTE QUE A PESSOA TENHA PENSAMENTOS SUICIDAS!

QUAIS SÃO OS SINAIS OU SINTOMAS?
Quem sofre de depressão tem vários tipos de sintomas e/ou sinais que passam despercebidos ou são confundidos com outros fatores. E muitas vezes os sinais/sintomas são contraditórios. Eles são comuns entre os diferentes tipos de depressão e podem aparecer em apenas um tipo também. São eles:

  • ·         Sentimento de tristeza, choro, vazio e desesperança;
  • ·         Explosões irritadas, irritabilidade e/ou frustração;
  • ·         Perda de interesse pela vida;
  • ·         Cansaço e perda de energia, onde tarefas simples se tornam exaustivas;
  • ·         Problemas para pensar, tomar decisões ou lembrar das coisas;
  • ·         Pensamentos de morte;
  • ·         Problemas físicos inexplicáveis como dor nas costas ou dor de cabeça;
  • ·         Ansiedade;
  • ·         Distúrbios do sono e do apetite;
  • ·         Sentimento de culpa e/ou baixa autoestima;
  • ·         Falta de concentração;
  • ·         No caso do tipo de Bipolaridade, ainda ocorrem alternância entre a depressão e mania, onde na fase da mania os sintomas são: humor exaltado ou irritado, excesso de atividades, autoestima inflada, baixa necessidade de sono e aceleração do pensamento.



QUAIS FATORES PODEM AUMENTAR A CHANCE DE UM QUADRO DEPRESSIVO?
No mundo atual em que vivemos, existem vários fatores biológicos, químicos, físicos e ambientais que contribuem para o desenvolvimento da doença. Tanto que segundo a OMS(Organização Mundial de Saúde), até 2020, a depressão será a enfermidade mais incapacitante em todo o mundo.
Entre os diversos fatores estão:
  • ·         “Traços de personalidade, baixa autoestima;
  • ·         Eventos traumáticos como: abuso físico ou sexual, morte ou perda de um ente querido, relacionamentos difíceis, problemas financeiros;
  • ·         Trauma na infância ou adolescência;
  • ·         Parentes de sangue com histórico;
  • ·         Opção sexual diferente sem apoio da família e/ou amigos;
  • ·         Transtornos alimentares, de ansiedade e estresse pós-traumático;
  • ·         Abuso de álcool e/ou drogas ilícitas;
  • ·         Doença grave ou crônica como: câncer, derrame, doença cardiovascular ou dor crônica.”(Hospital Santa Mônica e Mayo Clinic, USA)


COMO TRATAR?
O tratamento começa com a pessoa buscando ajuda profissional e o profissional qualificado vai indicar qual o melhor tratamento para cada paciente, entre os tipos de tratamento estão: terapia individual ou em grupo; psicoterapias; antidepressivos.
A pessoa pode buscar também atividades que lhe façam bem e tragam um bem estar físico e mental, como alguma atividade física, meditação, ler um livro, caminhar no parque, escutar musica ou ir ao teatro, o importante é fazer aquilo que gosta e estar cercado de pessoas que se importem.


 “A depressão é a causa da incapacidade de muitas pessoas; as mulheres geralmente são mais afetadas do que os homens; pode levar ao suicídio; mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão; embora um dos tipos seja chamado de Bipolaridade, a depressão é diferente de apenas bipolaridade e também é diferente de respostas emocionais do cotidiano; se for de longa duração e alta intensidade leva a condição critica causando grande sofrimento e afeta o trabalho, a escola e o convívio familiar.” (OPAS – Organização Pan – Americana da Saúde)

Abaixo temos o Mapa da Depressão no mundo – Fonte: Global Burden of Disease Study, 2015 – OMS.





E aqui eu deixo meu conselho para vocês: se você está se sentindo deprimido, busque ajuda, converse com um parente próximo, alguém em quem você confie, faça terapia, porque ajuda muito e faça coisas que te deixem feliz. Mas nunca pense que não tem saída que tudo acabou e que você deveria morrer, não pense em tirar sua vida, confie em si e em Deus, que você tem muitas coisas boas ainda para viver, foque nas coisas boas da sua vida, eu sei que é difícil e sei também que é mais fácil falar do que fazer, mas se você se esforçar e buscar ajuda, tudo vai melhorar. 
E em caso de desespero e pensamentos suicidas, ligue para o CVV(Centro de Valorização da Vida) - 188 ou acesse o site: www.cvv.org.br 

VOCÊ É INCRÍVEL, ACREDITE NO SEU POTENCIAL!

By: Janine Emily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recesso

Olá pessoal, Estamos em recesso de hoje até dia 06/01. Voltaremos com nossos post's normalmente dia 07/01. O Por Dentro da Saúd...